Visão: Defina a Sua ou Patrocine a dos Outros

No contexto empresarial, o que é visão? “A visão define a intenção de alcance da empresa: o que a organização almeja e onde pretende chegar”.

Henrique de Souza Ribeiro

5/24/20242 min read

No contexto empresarial, o que é visão? “A visão define a intenção de alcance da empresa: o que a organização almeja e onde pretende chegar”. É um dos pilares da tríade: Missão, Visão e Valores de uma Organização.

Conforme descrito acima, a visão, portanto, define aonde a empresa pretende chegar. E saber aonde se quer chegar é muito importante para o líder, afinal se você não sabe para aonde está indo, como acreditar que as pessoas te seguirão!?

No entanto, a visão representa um grande desafio para o líder, principalmente para aqueles que lideram no escalão médio da organização, uma vez que, possivelmente, não foram eles que a elaboraram; assim, serão solicitados a patrocinar uma visão que não é deles.

Por outro lado, quando o líder é o dono, o desafio consiste em agregar a visão à equipe. As pessoas não aceitam uma visão que não entendem, portanto, assim como uma professora do pré-primário, o líder deve repetir a visão quantas vezes forem necessárias, até que as pessoas a compreendam. Algumas vezes, a visão pode significar mudanças, e as pessoas, geralmente, não gostam de mudanças. O líder deve, portanto, despertar nos liderados o sentimento de dono. Quando você é o dono, você avança. A participação aumenta o domínio. “Quando foi a última vez que você encerou um carro alugado?”

A visão pode começar com uma pessoa, mas só vai ser realizada pelos esforços de muitas pessoas. O líder deve motivar as pessoas a comprarem a visão. Dentre as três abordagens a seguir, qual você acredita que as pessoas responderão positivamente? A primeira diz: “Vamos fazer isso com ou sem você”. A segunda diz: “É claro que gostaríamos que você nos ajudasse a fazer isso”. E a terceira diz: “Não podemos fazer isso sem você”. Não preciso dizer qual motiva e inspira as pessoas a participarem e darem o melhor de si.

John C. Maxwell, um dos maiores treinadores de líderes da atualidade, resume de forma bem clara a diferença entre aqueles que patrocinam a visão e aqueles que não patrocinam a visão:

Para o sucesso da organização, o líder deve motivar os liderados a tirarem a visão do eu e passa-la para o nós, ou seja, é um passo mais adiante. Acima de patrocinar a visão, você deve agregar valor a ela. “Uma vez que começou a agregar valor à visão, você não está mais patrocinando a visão de outra pessoa; está patrocinando a visão com a qual contribuiu”.