Um só Corpo
Pois, em um só Espírito, todos nós fomos batizados em um corpo. (1 Co. 12.13)
Henrique de Souza Ribeiro
6/5/20242 min read


Pois, em um só Espírito, todos nós fomos batizados em um corpo. (1 Co. 12.13)
Todos aqueles que pertencem à igreja como organização são batizados e reconhecidos como membros, constituindo, desse modo, a igreja visível. Todos os verdadeiros cristãos dentro da igreja visível constituem a igreja invisível. Mas fazer parte da igreja visível e ser batizado não é o critério para a salvação. Temos, por exemplo, o ladrão na cruz. Um dos ladrões reconheceu Jesus como o Filho de Deus. E Jesus mesmo afirmou: “hoje mesmo estarás comigo no Paraíso” (Lc. 23.43). Não houve, naquele momento, o ato público do batismo, mas houve o ato público de confissão de fé (Rm 10.13).
O batismo do Espírito é uma das verdades simbolizadas e seladas pelo batismo com água. Pode-se dizer que o batismo representa um sinal que marca o ingresso do indivíduo na aliança de Deus (isto é, a inclusão do cristão no corpo de Cristo). De modo semelhante, participar da Ceia do Senhor significa comunhão permanente com o corpo de Cristo até que Ele venha (Bíblia de Estudos de Genebra). E este é um privilégio desfrutado por todos os cristãos que professam a sua fé em Cristo Jesus e são admitidos na igreja, e não apenas por algum grupo seleto dentro da igreja. Com base em 1 Co. 10 1-5 vemos que todos os israelitas foram batizados, mas Deus não se agradou da maioria deles.
O batismo é a inserção do cristão no corpo de Cristo, a igreja. É a confirmação pública do arrependimento dos pecados cometidos e a decisão de viver uma vida debaixo da misericórdia e da graça de Deus.
Tendo demonstrado a unidade da igreja de Cristo, Paulo passa ao tema da diversidade. Ele corrige o erro dos coríntios ao demonstrar a necessidade e utilidade dos diversos membros do corpo humano, cada um exercendo funções diferentes. Assim como não havia feito no versículo 11 de 1 Co. 12, agora, no versículo 18, Paulo deixa claro que a distribuição dos dons está apoiada na vontade soberana de Deus. Rejeitar a validade dos dons espirituais é rejeitar o cuidado de Deus pelo corpo de Cristo. Paulo salientou a unidade, e não a uniformidade. Não somos todos iguais. E a unidade significa que, apesar das diferenças, os membros caminham juntos na mesma direção, ou melhor, para o alvo, que é Cristo Jesus (Fp. 3.14). O cristão deve entender o seu propósito no corpo de Cristo e colocar em prática o seu dom, com amor (1 Co. 12.31).
Uma vez membro do corpo de Cristo você deve desenvolver o seu dom para o crescimento da igreja e encorajar outros irmãos na fé para que a igreja de Cristo seja mais efetiva.
Qual é o seu dom? Pregar, ministrar, ensinar, louvar, orar, zelar, interceder...? Seja qual for, você deve progredir na edificação da igreja (1 Co. 14.12).
