Fonte a Jorrar para a Vida Eterna

"Mas quem beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede. Pelo contrário, a água que eu lhe der se tornará nele uma fonte de água a jorrar para a vida eterna." João. 4.14

Henrique de Souza Ribeiro

12/10/20242 min read

Jesus Cristo, o Filho unigênito do Deus vivo, o “Verbo que se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade” (João 1.14), “o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo” (João 1.29), segundo testemunhou João Batista; “o Filho de Deus, o Rei de Israel” (João 1.49), segundo exclamou Natanael; o “Mestre vindo da parte de Deus” (João 3.2), segundo disse Nicodemos; é a revelação de Deus para nós. Antes, ninguém jamais viu a Deus; agora, Jesus revela Deus a nós cheio de graça e de verdade.

No texto base de João 4, Jesus está num diálogo com uma mulher samaritana, cujo nome não é revelado. Era meio-dia e um sol escaldante, mas era necessário que Jesus passasse por aquele lugar, pois ali haveria de encontrar com uma mulher pecadora.

Jesus não inicia o diálogo acusando a mulher de seus pecados, mas utiliza daquilo que ela foi buscar para se apresentar como a fonte da água viva. Quem bebesse da água da fonte de Jacó (v.6), logo teria sede; mas quem beber da água que Jesus lhe der, jamais terá sede. Jesus desperta na mulher a curiosidade em saber que fonte é esta e desperta também a necessidade de ter a sua sede saciada eternamente (v.15). Somente depois disto é que Jesus comenta sobre o que ela tem feito de errado e desperta nela o que é a base do evangelho, ou seja, despertar nos corações dos crentes o senso de arrependimento, porque sem arrependimento não há salvação. Se a pessoa não reconhecer que está perdida em seus delitos e pecados, ela não reconhecerá que precisa de um Salvador.

A mulher samaritana, então, dá o seu testemunho: “eu sei que há de vir o Messias, chamado Cristo; quando ele vier, nos anunciará todas as coisas” (v.25). Disse-lhe Jesus: “Eu o sou, eu que falo contigo” (v.26). A mulher imediatamente deixa o seu cântaro e vai à cidade anunciar às pessoas sobre Cristo e muitos samaritanos creram em Jesus em virtude do testemunho da mulher (v.39). De pecadora a missionária, é isto que o encontro pessoal com Jesus faz com um coração arrependido.

Aqueles que bebem da água da fonte celestial, não terão apenas a sua sede saciada, mas essa água viva produzirá neles uma fonte de água corrente a jorrar para a vida eterna. A fé e o espírito de Cristo não são inativos, mas produzem muitos frutos. Aqueles que têm bebido de Cristo expressam essas coisas, não somente em palavras, mas também em ações.

Que você seja um canal de bênção, reluzindo virtudes, glorificando a Deus e ajudando o próximo.