Conhecendo a Verdade

E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará (Jo. 8.32).

Henrique de Souza Ribeiro

6/5/20242 min read

person holding black book during daytime
person holding black book during daytime

E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará (Jo. 8.32).

Mário Sérgio Cortella, famoso filósofo brasileiro, em um de seus livros, escreve que navegar na internet sem um propósito é como ir à biblioteca sem saber o assunto o qual quer ler: você vai perder tempo e não vai ver nada.

Infelizmente, temos muitos cristãos hoje assim: anos de igreja, porém não sabem para onde estão indo. Frequentam igreja, mas não conhecem a verdade que liberta.

Temo que o que Paulo falou sobre os judeus na sua época possa ser dito sobre alguns cristãos de hoje: “Porque lhes dou testemunho de que eles têm zelo por Deus, porém não com entendimento” (Rm. 10.2) Paulo fala de zelo com base em sua própria experiência pessoal: “quanto ao zelo, perseguidor da igreja”. Muitas pessoas têm zelo sem sabedoria; entusiasmo sem inspiração; tem o cuidado e boa vontade pelas coisas de Deus, mas não fazem ideia do que está acontecendo; “desconhecendo a justiça de Deus e procurando estabelecer a sua própria, não se sujeitaram à que vem de Deus” (Rm 10.3). Agarram-se em sacrifícios pessoais, estabelecem a sua própria justiça, conduzem o rebanho de Deus sem conhecimento da Palavra utilizando objetos ungidos pra trazer a liberdade ao coração corrompido pelo pecado, mas não apresentam o verdadeiro evangelho que liberta. Promovem grandes cultos da Virada, da Vitória e da Libertação, mas dificilmente vemos um convite para a Escola Dominical e para Estudo Bíblico, infelizmente as pessoas não querem conhecer a Verdade e ter um compromisso genuíno com Deus.

É por meio da verdade que Cristo nos liberta do domínio do pecado. Como isso funciona? Primeiro, precisamos ter uma visão clara do tipo de pessoa que Deus quer que sejamos. Precisamos conhecer as leis morais e os mandamentos de Deus. E o melhor exemplo disso foi no início da vida terrena do nosso Salvador Jesus Cristo quando foi tentado pelo diabo. Ele combateu o inimigo não com socos e chutes, mas com o conhecimento da Palavra. Por três vezes Jesus respondeu aos ataques do diabo com a palavra ‘gegraptai’ (está escrito) (Mt. 4.1-11).

Um dos maiores propósitos da Bíblia é mostrar ao povo de Deus como viver de forma digna e agradável ao Senhor. E um dos aspectos mais negligenciados é o papel da mente, do conhecimento, mesmo que Jesus tenha esclarecido a questão quando prometeu “e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”. Deus nos fez seres racionais e menosprezar a busca pelo conhecimento é negar a nossa própria humanidade. Devemos buscar o conhecimento da Palavra como quem busca um tesouro, porque toda a vontade de Deus já foi revelada nas Escrituras.

Portanto, não é surpresa descobrir quanta ênfase as Escrituras colocam na obtenção do conhecimento e sabedoria. No Antigo Testamento, Oséias narra que o povo de Deus estava sendo destruído porque lhes faltava o entendimento (Os. 4.6). No Novo Testamento, a grande alegria de Paulo e o motivo de suas súplicas era para que as pessoas chegassem ao pleno conhecimento da vontade de Deus, em toda a sabedoria e entendimento espiritual ( Ef. 1.17; Fp. 1.9-11; Cl. 1.9-10).

Não há dúvidas de que o conhecimento da Palavra de Deus é o fundamento da vida cristã.