A Atitude Vencedora
"É um pássaro? É um avião? Não! É UMA ATITUDE!"
Henrique de Souza Ribeiro
5/31/20242 min read


"É um pássaro? É um avião? Não! É UMA ATITUDE!"
Assim como na aviação existe o altímetro (o medidor de altitude), na vida profissional também temos o altímetro que mede a nossa ATITUDE. O bom piloto sabe que para manter o controle do voo é preciso controlar o altímetro, neste caso, para ganhar altitude é preciso puxar o manche mantendo-o numa posição aclive, enquanto que para perder altitude é preciso afastar o manche configurando uma posição de declive. O piloto automático é usado para manter a estabilidade da aeronave. Como no avião o comportamento do voo é estável, isso permite ao piloto largar os comandos durante períodos médios ou longos, cabendo ao piloto acompanhar e fazer as correções necessárias.
Na vida profissional, a atitude na posição piloto automático é aquele funcionário regular, que segue regras, ordens e faz o que se deve fazer, não mais do que isso. O altímetro profissional começa a subir a partir de atitudes acima do normal, esse é o funcionário extraordinário, dedicado, distinto e que tem como objetivo alçar grandes voos, para isso ele mantém o manche na posição aclive para a segurança do trabalho, qualidade e produção. Esse tipo de profissional não fica estável, ele se distingue dentro do grupo, está mais propenso às oportunidades e promoções. O funcionário em declive profissional é aquele que pratica atos inseguros colocando em risco não somente a sua vida, mas também dos passageiros, digo, dos colegas de trabalho.
A atitude deve fazer parte da vida pessoal e profissional, assim como a honestidade, altruísmo, dedicação, comprometimento e fidelidade. O conjunto desses atributos forma o caráter de uma pessoa. As empresas procuram pessoas de caráter para contratar, porque acreditam que o bom profissional se faz no campo, para isso o funcionário precisa ter atitude.
Na Bíblia, dentre outros personagens, há o exemplo de um cidadão de atitude. Enquanto a multidão estava ao redor de Jesus Cristo, esse cidadão de baixa estatura, subiu em uma árvore... Zaqueu chamou a atenção de Jesus porque ele não foi mais um na multidão. Ele teve atitude!
“Na mudança de atitude não há mal que não se mude nem doença sem cura. Na mudança de postura a gente fica mais seguro. Na mudança do presente a gente molda o futuro!” (Gabriel, O Pensador).
E para terminar: “Segurança não é questão de sorte, é questão de atitude”. Pense nisto.
